
M E N I N A
m e n i n a me___na
___ nina
meni___
É mais uma dica para o professor usar em sala de aula ou a mamãe usar em casa, para reforçar a aprendizagem da criança.
Esse método de aprendizagem da leitura e da escrita é da autora brasileira Yolanda Betim Paes Leme de Kruel.
Como o original, baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensinava. Essas palavras serão apresentadas às crianças através de uma história que se irá contando ao longo do ano.
De cada parcela do texto sairão uma ou mais palavras que as outras crianças irão memorizar globalmente e que aprenderão a distinguir e depois a analisar. Com sucessivos exercícios de decomposição dessas palavras e com a ajuda de processos ideográficos, elas associarão o desenho à palavra e vice-versa.
Este método será mais atraente para as crianças quanto mais elas descobrirem o que lhe é proposto e tiverem interesse em trabalhar, descobrindo palavras, recortando desenhos, colando-os no espaço em branco... Depois do contato inicial, em que os pais e professores serão guias, tudo se tornará mais fácil e, em pouco tempo, elas começarão a ler primeiro palavras e depois pequenas frases. Só no final, surgirá o alfabeto, já depois das crianças saberem ler.
Este é um método analítico, partindo do todo para o particular. Parte da palavra, considerada como um todo (pelo menos nas primeiras 4 palavras), sem descer à análise dos seus elementos.
Aparece, então, a sua decomposição até que sejam perfeitamente reconhecidas as sílabas que compõem as palavras-chave. Com essas sílabas, novas palavras se formarão.
As crianças começam a sentir "o prazer de ler" e de "descobrir". Uma vez que ler é reconhecer e compreender a palavra escrita, há que ensinar a escrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: