Eu sou ...

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagoga e Neurociência Pedagógica, com Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e em Psicoterapia Infantil, além de Terapeuta Floral, estou sempre estudando e trabalhando para chegar mais perto do ideal na relação com crianças que apresentem qualquer dificuldade de aprendizagem ou de comportamento ou que sejam portadoras de síndromes ou transtornos. Trabalho com focos diferentes, pelo mesmo ideal, auxiliando e orientando professores e familiares para vermos crianças e adolescentes mais felizes! Vamos juntos nessa caminhada.

sábado, 3 de maio de 2014

Quantos cérebros eu tenho...

“... o milagre do cérebro é que ele foi construído para uma aprendizagem contínua.”
Sprenger, 1999

Marta Relvas (2007, p.43) mostra que o cérebro humano tem múltiplas eficiências para melhor incluir o sujeito que aprende.

1. Cérebro Individual

É o órgão que há dentro da caixa craniana formado por várias estruturas anatômicas e dividido em regiões, como frontal, parietal, temporal, occipital, sendo responsável pela cognição, memória, tarefas intelectuais, decisões e escolhas.

2. Cérebro Social 

Este depende do cérebro individual e está representado nas regiões pré-frontal, pois requer atenção e habilidades nas atitudes positivas da personalidade.
É o responsável pelas relações com o meio, a cultura, a sociedade e os conflitos.

3. Cérebro Motor

É conjugado ao cérebro que nos dá a possibilidade de sermos eretos e bípedes, mantendo, assim, o tônus ou a rigidez muscular.
Este é representado pelos movimentos do corpo, localizando-se na região parietal, sendo o responsável pelas destrezas e pelos refinamentos dessas habilidades.

4. Cérebro Afetivo-Emocional

Fundamental para realização e manutenção de nossas vidas. São sistemas naturais que organizam as emoções positivas ou negativas, controlando e equilibrando o comportamento humano.

Existe, aqui, a integração de áreas distintas da região cerebral, tais como: o córtex frontal orbital, o córtex cingulado anterior e amígdalas cerebrais.

O córtex frontal tem papel importante no refreamento da explosão impulsiva, enquanto que o córtex cingulado anterior ativa outras regiões para responder ao conflito.

As amígdalas cerebrais estão envolvidas na produção de uma resposta ao medo e outras emoções negativas.

5. Cérebro Criativo, Inventivo, Genial


Usar todas as potencialidades do hemisfério direito para resolver problemas e, por meio dele, expressar melhor os nossos desejos, vontades e sentimentos. Vamos exercitar nossa cérebro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: