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Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagoga e Neurociência Pedagógica, com Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e em Psicoterapia Infantil, além de Terapeuta Floral, estou sempre estudando e trabalhando para chegar mais perto do ideal na relação com crianças que apresentem qualquer dificuldade de aprendizagem ou de comportamento ou que sejam portadoras de síndromes ou transtornos. Trabalho com focos diferentes, pelo mesmo ideal, auxiliando e orientando professores e familiares para vermos crianças e adolescentes mais felizes! Vamos juntos nessa caminhada.

sábado, 3 de maio de 2014

Plasticidade Cerebral - Todos Aprendem

"Quanto mais se usa o cérebro, melhor e mais saudável ele se torna."
                          Suzana Herculano
                       
                        Segundo Dr. Luiz Antonio Costa Tarcitano, a Plasticidade Cerebral consiste na capacidade adaptativa do Sistema Nervoso Central (SNC) em sua habilidade de modificar a organização estrutural própria e seu funcionamento, desde as respostas às lesões traumáticas destrutivas, e até as sutis alterações resultantes dos processos de aprendizagem e memória.

                        Até quinze anos atrás o dogma central da Neurociência era que os neurônios perdidos jamais seriam recuperados, sendo o cérebro imutável. Esse dogma caiu nos últimos quinze anos, quando experiências conduzidas em pássaros mostraram que, ao aprender uma nova canção, surgem novos neurônios nos centros cerebrais que coordenam o canto e quando foi documentado o nascimento de novos neurônios em duas áreas cerebrais do homem e de outros mamíferos: o bulbo olfatório (responsável pela organização do olfato) e o hipocampo (área de processamento das memórias).

                        A compreensão evolucionista da mente humana se apóia em dois pilares: plasticidade e especificidade dos sistemas neurais. A plasticidade é fundamental para a adaptação a diferentes ambientes. A adaptação favorece a repetição de ações que tornam os sistemas neurais específicos.

                        A compreensão do funcionamento da mente humana fundamenta-se na razão e na emoção. Ambas devem ser entendidas como complementares, desempenhando funções distintas em variados momentos do desenvolvimento filogenético e ontogenético.

                    Já RELVAS, em seu livro Fundamentos Biológicos da Educação, o grande desafio do educador é conhecer o cérebro dos aprendizes, e tão logo o funcionamento, pois cada um tem as suas próprias características conforme observamos:

“Como o sistema nervoso de uma criança em desenvolvimento é mais plástico que o sistema nervoso do adulto, a atuação correta e eficaz na estimulação da plasticidade é de fundamental importância para a máxima da função motora/sensitiva do aprendente, visando facilitar o processo de aprender a aprender no cotidiano escolar.” (RELVAS, 2009, p.50)

                        As pesquisas mostraram que os neurônios crescem; a partir do cone de crescimento, que possui uma estrutura especializada para se movimentar (citoesqueleto) e sensores químicos capazes de reconhecer “pistas” no microambiente onde o neurônio cresce (papel do filopódios lamelipódios). As pistas químicas são: moléculas  de adesão da matriz extracelular, moléculas de adesão nas membranas de outros neurônios e moléculas de repulsão.

                         É a "plasticidade cerebral", que define as mudanças que ocorrem na estrutura ou da função no cérebro frente a um estímulo, seja ela de origem interna ou externa. Assim, a malhação cerebral está no fornecimento de estímulos contínuos, como diz Li Li Min, professor associado de Neurologia da Unicamp e doutor em Neurociências pela Mcgill University, Canadá.


                        Logo após o nascimento, diversos processos são desencadeados no desenvolvimento das atividades cerebrais, por isso os primeiros anos de vida da criança são fundamentais para seu desenvolvimento. É muito importante o contato físico, a voz da mãe, as diferentes entonações vocais, luzes e cores, qualquer estimulação que atinja o maior número dos sentidos do corpo faz-se a realização de conexões sinápticas e criam-se condições favoráveis para o surgimento de determinadas habilidades e competências, tais como a musicalidade, raciocínio lógico-matemático, inteligência espacial e outras. 



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