Eu sou ...

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagoga e Neurociência Pedagógica, com Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e em Psicoterapia Infantil, além de Terapeuta Floral, estou sempre estudando e trabalhando para chegar mais perto do ideal na relação com crianças que apresentem qualquer dificuldade de aprendizagem ou de comportamento ou que sejam portadoras de síndromes ou transtornos. Trabalho com focos diferentes, pelo mesmo ideal, auxiliando e orientando professores e familiares para vermos crianças e adolescentes mais felizes! Vamos juntos nessa caminhada.

sábado, 3 de maio de 2014

No cérebro acontece a aprendizagem


“O Cérebro é o instrumento da aprendizagem.”
 Marta Relvas
                       
                        O cérebro realiza várias tarefas incríveis: controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração; aceita milhares de informações vindas de teus vários sentidos; controla o movimento físico ao andar, falar, ficar em pé ou sentar; permite a pessoa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções.

                        O cérebro, ainda é um órgão misterioso e fantástico com todas as suas estruturas e regiões como lobos, sulcos e reentrâncias, conhecido como a matriz da aprendizagem.

                        Entender um pouco desse cérebro e sua ligação com a aprendizagem é algo fascinante para o educador; conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias, a importância do sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, os mistérios da região frontal, sede da cognição, linguagem e escrita, conseguir entender os mecanismos da atenção e do comportamento humano, as funções executivas e o sistema de comando inibitório do lobo pré-frontal, torna-se fundamental na vida do educador.

                        Ainda, no cérebro, é que se compreende o caminho da leitura e escrita, regidas, inicialmente pela região parietal sendo a região visual mais específica, que reconhece as formas visuais das letras e depois acessa outras áreas para a codificação e decodificação dos sons sejam efetivas.

                        Saber que existem neurônios espelho que possibilitam progressos na comunicação, compreensão e aprendizado, além da plasticidade cerebral que permite a pessoa continuar aprendendo, dá ao educador novo olhar às suas aulas.

                        Penetrar nos mistérios da região temporal verbal que produz os sons para a fonação das letras e da região occipital que coordena e reconhece os objetos e o reconhecimento da palavra escrita e perceber que cada órgão se interliga e se conecta no trabalho de cada estrutura com neurônios específicos e especializados, onde todos juntos desempenham o importante papel de aprender.                  

O segredo da aprendizagem reside em nosso cérebro que armazena todas as nossas experiências de vida; emoções, sensações, enfim tudo o que aprendemos na vida.

Segundo a Dra. Henriette Van Praag, do Instituto Salk (San Diego, Califórnia, Estados Unidos), os ambientes enriquecidos e estimulados com recursos materiais, práticas de exercícios físicos e uma boa nutrição influenciam no desenvolvimento da memória e na aprendizagem.


                        A Neurociência objetiva explicar, modelar e descrever os mecanismos neuronais que sustentam os atos perceptivos, cognitivos ou motores, disponibilizando os fundamentos necessários à orientação de aprendizagem.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: