
“O Cérebro é o instrumento da aprendizagem.”
Marta Relvas
O cérebro realiza várias
tarefas incríveis: controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a
freqüência cardíaca e a respiração; aceita milhares de informações vindas de
teus vários sentidos; controla o movimento físico ao andar, falar, ficar em pé
ou sentar; permite a pessoa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções.
O cérebro, ainda é um
órgão misterioso e fantástico com todas as suas estruturas e regiões como
lobos, sulcos e reentrâncias, conhecido como a matriz da aprendizagem.
Entender um pouco desse
cérebro e sua ligação com a aprendizagem é algo fascinante para o educador;
conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias, a importância
do sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, os mistérios da região
frontal, sede da cognição, linguagem e escrita, conseguir entender os
mecanismos da atenção e do comportamento humano, as funções executivas e o
sistema de comando inibitório do lobo pré-frontal, torna-se fundamental na vida
do educador.
Ainda, no cérebro, é que
se compreende o caminho da leitura e escrita, regidas, inicialmente pela região
parietal sendo a região visual mais específica, que reconhece as formas visuais
das letras e depois acessa outras áreas para a codificação e decodificação dos
sons sejam efetivas.
Saber que existem
neurônios espelho que possibilitam progressos na comunicação, compreensão e
aprendizado, além da plasticidade cerebral que permite a pessoa continuar
aprendendo, dá ao educador novo olhar às suas aulas.
Penetrar nos mistérios
da região temporal verbal que produz os sons para a fonação das letras e da
região occipital que coordena e reconhece os objetos e o reconhecimento da
palavra escrita e perceber que cada órgão se interliga e se conecta no trabalho
de cada estrutura com neurônios específicos e especializados, onde todos juntos
desempenham o importante papel de aprender.
O
segredo da aprendizagem reside em nosso cérebro que armazena todas as nossas
experiências de vida; emoções, sensações, enfim tudo o que aprendemos na vida.
Segundo
a Dra. Henriette Van Praag, do Instituto Salk (San Diego, Califórnia, Estados
Unidos), os ambientes enriquecidos e estimulados com recursos materiais,
práticas de exercícios físicos e uma boa nutrição influenciam no
desenvolvimento da memória e na aprendizagem.
A
Neurociência objetiva explicar, modelar e descrever os mecanismos neuronais que
sustentam os atos perceptivos, cognitivos ou motores, disponibilizando os
fundamentos necessários à orientação de aprendizagem.
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